CONTATO: (35) 3331-1136 | falecom@sindicomerciosl.org.br

Bem-vindo ao site do Sindicomércio São Lourenço/MG

"Temos por objetivo orientar a comunidade empresarial são-lourenciana, colaborando assim pelo desenvolvimento social e econômico."

Institucional

MISSÃO
Defender os interesses da classe empresarial de São Lourenço através da promoção do desenvolvimento, por meio de integração, harmonização e do fortalecimento das empressas, tendo como base os princípios éticos e morais, visando o bem estar da comunidade.

QUEM SOMOS
Entidade sem fins lucrativos, com previsão nos artigos 511 e seguintes da CLT. Sindicatos Patronais são pessoas jurídicas de direito privado, definidas como Associações Permanentes de Empregadores que visam a defesa dos interesses de toda categoria a qual representam. Sua atuação é realizada em prol de todo o coletivo representado.

PRINCIPAIS FUNÇÕES DO SINDICATO

Encontram-se estampadas no artigo 8º e incisos da CR/88 , na CLT e nos estatutos.

> FUNÇÃO NEGOCIAL: ART.8º, INCISO VI CR/88
> FUNÇÃO ASSISTENCIAL: ART. 8º, INCISO III CR/88
> FUNÇÃO DE ARRECADAÇÃO: ART 8º, INCISO IV CR/88
> FUNÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO: ART. 8º, INCISO III CR/88

- FUNÇÃO NEGOCIAL: Poder conferido aos sindicatos para celebrar convenções coletivas de trabalho onde são fixadas regras a serem aplicadas nos contratos individuais de trabalho dos empregados pertencentes à esfera de representação dos sindicatos pactuantes.

-- FUNÇÃO ASSISTENCIAL: Cabe aos sindicatos a defesa dos direito e interesses coletivos ou individuais da categoria representada, tais como: educação, saúde e lazer.

-- FUNÇÃO DE ARRECADAÇÃO: é prerrogativa conferida em Lei (CR/88 e CLT) através das quais as entidades sindicais fixam as contribuições que deverão ser recolhidas pela categoria representada.

São contribuições legais: CONTRIBUIÇÃO SINDICAL ( art.578 a 591 da CLT); CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA (inciso IV do art.8º CR/88); CONTRIBUIÇÃO ASSOCIATIVA (art.548, alínea "a" da CLT c/c com inciso IV do art.8º da CR/88) e CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL (art.513, alínea "e" da CLT)

-- FUNÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO: É a atribuição conferida em lei aos sindicatos para representar e defender os interesses da categoria perante as autoridades administrativas, bem como, junto ao Poder Judiciário.

Cadastre-se e receba nossos informativos.

Desenvolvido por ArtBureau Studio Design