CONTATO: (35) 3331-1136 | falecom@sindicomerciosl.org.br

Bem-vindo ao site do Sindicomércio São Lourenço

"Temos por objetivo orientar a comunidade empresarial são-lourenciana, colaborando assim pelo desenvolvimento social e econômico."

COMÉRCIO EM NÚMEROS - AGOSTO DE 2019

Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais.

 

Minas Gerais • Dados da Pesquisa Mensal do Comércio (IBGE) de agosto/2019

 

O Comércio em Números é um acompanhamento sistemático das estatísticas do varejo. Trata-se de um estudo que busca acompanhar o comportamento das variáveis de desempenho do consumo e das vendas, ou seja, acompanhar os movimentos da demanda e da oferta do mercado. Além disso, demonstra um comparativo de desempenho das vendas reais do varejo de Minas Gerais com todas as atividades que o compõem, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Em agosto, as vendas no varejo caíram 1,1% em Minas Gerais

 

Em agosto de 2019, o volume de vendas do varejo estadual caiu 1,1%, frente a julho, na série com ajuste sazonal. Em relação a agosto de 2018, as vendas cairam 0,6%, enquanto que, no acumulado em 12 meses, o volume vendido retraiu 1,1%.

 

No recorte do varejo ampliado, que inclui as atividades de "veículos, motos, partes e peças" e de "material de construção", as vendas cairam 0,3%, frente a julho de 2019. Já em relação a agosto do último ano, houve aumento de 0,7%. No acumulado do ano e em 12 meses, as variações foram de 0,7%.

 

Na série anualizada, os destaques positivos podem ser atribuídos para os segmentos "Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos" (10,2%), "Veículos, motocicletas, partes e peças" (9,2%) e "Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo" (6%).

 

Os destaques negativos, no acumulado em 12 meses, foram para: "móveis e eletrodomésticos" (-17,8%), "outros artigos de uso pessoal e doméstico" (-14,5%) e "livros, jornais, revistas e papelaria" (-12,8%).

 

Veja a pesquisa na íntegra AQUI.


Mais Notícias

Cadastre-se e receba nossos informativos.

Desenvolvido por ArtBureau Studio Design